quarta-feira, setembro 06, 2006

...

Quanto aos resultados estatísticos do Inquérito às Práticas e Aspirações Culturais, as opiniões e sugestões dividem-se segundo os grupos e condições sociais, dessa forma, avanço de forma resumida e geral as principais linhas que se relevam e tornam mais importantes para a programação cultural:
- Quanto às sugestões para os operadores culturais, os inquiridos dividem-se entre uma maior divulgação das actividades/eventos e a descida dos preços.
- Na linha das sugestões e preferências na programação cultural, sobressaem as actividades ao ar-livre, festas e concertos. Neste campo os indivíduos demonstram a preferência em viver a cultura como uma experiência colectiva e não individualizada, a ida a um evento constitui-se por uma prática de convívio e não apenas de assistência, é uma forma de participação na sociedade e de integração no tecido social. Desta forma uma exposição deve ser acompanhada por uma cerimónia de abertura ou encerramento, proporcionando a interacção entre os vários participantes, assim como os vários eventos devem ser realizados num local que proponha a interacção e o convívio. Não havendo tal possibilidade, criar nos locais elegidos para o evento, espaço à interacção e conhecimentos dos vários actores, os autores, assistentes, amigos, produtores, etc.. Torna-se importante que uma saída cultural seja mais do que a ida a um local anódino e sem ambiente social com o objectivo único da assistência ou observação de obras destítuido do factor mais humano de contacto social, aos públicos culturais é também necessário o conhecimento por detrás das obras, o contacto com a rede que lhe subjaz.
-O cinema é uma das áreas de destaque nas preferências, transversal a classes e grupos etários. Esta é uma linha de aposta que sugere grande reciprocidade, também pelo carácter de culto que lhe está inerente. Actualmente existem várias correntes cinematográficas com sucesso consagrado nas bilheteiras pelo que já justifica ou merece a criação de ciclos temáticos, como o cinema-documentário, americano, clássico, europeu, de realizadores, de guerra, ficção científica, entre tantos outros.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial